Imagem: Grupo de Ciganos, Oleo sobre tela de Di Cavalcanti, década de 20
Cláudio Giovanovitch, representante do povo cigano pediu a palavra na Plenária desta quinta-feira, para lembrar que nas menções feitas ao Brasil pelo relator especial da ONU, Doudou Diene, sobre as aplicações das recomendações de Durban no país, não houve sequer uma referência a etnia cigana. E isto foi como ouvir que não existem ciganos no Brasil.

Cláudio Giovanovitch,
Ele agradeceu a Colômbia, Argentina e Costa Rica por terem citado textualmente ciganos em seus relatórios, “porque já estamos cansados de ser (citados como) e muitos outros”
Para o líder cigano, a primeira reivindicação de seu povo é o direito de contar sua história. “O preconceito que nos acompanha em todos os países nao se acaba por lei nem por decreto, mas com geração de conhecimentos”. Ele cobrou condições para mostrar aos não ciganos como os ciganos são e vivem, o que é bem diferente das lendas e mitos transmitidas até mesmo pela grande literatura brasileira, como Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosas, onde os homens ciganos são assaltantes e as mulheres prostitutas. Isto acontece, resumiu ele, por falta de informação.
Giovanovitch fez um apelo ao ministro da Cultura, Gilberto Gil, e pediu a interferência direta da ministra da Seppir, Matilde Ribeiro, para que viabilizem o direito cigano de mostrar que sua existência não se resume a uma dança colorida. “Trata-se de contar a todo mundo a história de um povo que sobreviveu a tudo e a todos, aos reis católicos e a Hitler”, protestou.
“A forma mais eficiente de baixar a auto-estima de um povo é negar sua cultura”, disse Giovanovitch,, ao lembrar que os ciganos já viveram a fase de pesadelo no Brasil, perseguidos e ignorados pelo governo. Agora, querem ser um sonho. “Vamos trabalhar no sentido de que o povo brasileiro sonhe junto”. E para isto, lembrou, bastaria trocar todas as reivindicações ciganas por uma só: “Cumpra-se a Constituição”.
O povo cigano existe!
Gostaria muito de entrar em contato com o Cláudia Gianovitch. Tenho interesse em entrevistá-lo Como eu faço? Vocês teriam algum contato para me passar?
Grata,
Patricia Morgado
O povo cigano existe!
Alô!
Não direi nada mais que: visitem meu site
onde terão tudo sobre este admirável e insubmisso povo. Inclusive sua participação efetiva na História do Brasil. É muito diferente dos trabalhos existentes por aí, que seguem antigas e superadas teses, mas vejam por si mesmos.
Asséde Paiva
O povo cigano existe!
minha monografia será sobre a cultura cigana, e inclusive enfatizando essa questão do preconceito, da exclusão…adoraria colher mais informações e saber sobre endereço de alguma comunidade em recife…
O povo cigano existe!
No Itaim Paulista, zona leste da cidade de São Paulo, num terreno localizado entre a Estração de trem e o Rio Tietê, existe um grande acampamento de ciganos. Sou moradora da região e sempre passo por ali para ter acesso à Rodovia Ayrton Senna. É uma paisagem muito emblemática e que nos faz pensar sobre a história deste povo… Sou professora de Geografia e gostaria de conhecer mais e de poder contribuir para a divulgação desta história. Solicito indicações de fontes recomendadas para uma boa pesquisa.
O povo cigano existe!
alun axupê pralèn nai xidérre storijá merasla nosko dromn ke aven iva vtza sunin bistarasla kultura kesiamén vark kalés upra natce maháguran lesgrug o glas iva dromin ke del blagois bar sastimos lanatce roman
O povo cigano existe!
Sou um lider calom da cidade de Divinopolis Minas Gerais. Gostaria também de entrar na luta contra o preconceito e a discriminação racial que tanto nos encomoda. Acho que já passou da hora de unirmos para cobrarmos nossos direitos, pois só são cobrados nossos deveres.
Roberto Rodrigues
O povo cigano existe!
Respondo aos e-mails enviados ao site do Ministério da Cultura e resolvi encaminhar este abaixo:
Por favor, me pueden decir donde esta la Secretaria da Identidade e
Diversidade Cultural y la GT de Cultura Cigana. Voy a venir a Rio
el 23 de Marzo y quiero encontrarme con gente de alli. O sabe
alguien como puedo contactar a Claudio Giovanovitch o otras
activistas?
Gracias,
Alexandra Oprea
O povo cigano existe!
Sim. existe apesar dos contratempos.
visite meu site
http://www.ciganosbrasil.com
O povo cigano existe!
olá! meu nome é marina eu moro em santos,sou cigana de alma…tanto q faço parte de um grupo de dança cigana aki na baixada. o meu grupo tem como meta levar a cultura cigana para as pessoas,mostrar q a cultura cigana é mt rica,nós procuramos retratar os ciganos no século 19,qndo fazemos apresentações,as pessoas vibram pq a energia dos ciganos é tão linda q da pra sentir na pele.Por isso temos q ajudar a quebrar esse preconceito mas,só conhecendo a cultura é q vamos entender esse povo maravilhoso. meu grupo se chama BACH CALIN. BOA SORTE AMIGO
O povo cigano existe!
SENHOR, POR FAVOR,PROCURO FAZEM ANOS,A HISTÓRIA DOS CIGANOS HUNGAROS. TUDO QUE PUDERES ME INDICAR SOBRE ELES ME AJUDARÁ.
OUTRO FAVOR,INDIQUE PARA MIM, FILMES QUE TRAGA UM POUCO DA CULTURA CIGANA.
ACABEI DE PASSAR NA LOCADORA E PEDI AO DONO QUE ENCOMENDASSE O FILME CARMEN (ESPANHA 2003).TEREI QUE ESPERAR A PRÓXIMA ENCOMENDA QUE ELE FARÁ.
ESTOU AGUARDANDO COM ANSIEDADE QUE ME ORIENTES. OBRIGADA
O povo cigano existe!
BOA NOITE! ACHEI MUITO INTERESSANTE O QUE LI SOBRE ESSE POVO, POIS É EXATAMENTE SOBRE ELES QUE ESTOU FAZENDO A MINHA CONCLUSÃO DO CURSO EM HISTÓRIA, E O MEU TEMA É: ” A AUSÊNCIA DO POVO CIGANO NOS CONTEÚDOS ESCOLARES”” CONCORDO PLENAMENTE COM O AUTOR, POIS O POVO BRASILEIRO REALMENTE NÃO SABEM A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS CIGANOS E A SUA CONTRIBUIÇÃO NO BRASIL, SENDO APENAS ACUSADOS DE IMORALIDADE E DESONESTIDADE, E TAMBÉM PELA DESCRIMINAÇÃO QUE SEMPRE SOFRERAM POR SEREM NÔMADES SEM DOCUMENTAÇÃO. EU APRECIO MUITO SEUS COSTUMES, SUAS FORMAS DE VIDA E MUITO MAIS. SE ALGUÉM TIVER ALGO PARECIDO QUE PODE ME AJUDAR NA MINHA CONCLUSÃO DE CUROS PODEM ME ADICIONAR NESTE EMAIL ( cigana_gadja@hotmail.com)
O povo cigano existe!
O povo cigano tem uma belissima cultura e eu teria ficado muito feliz se no tempo em que estudei no colegial tivesse tido a oportunidade de aprender mais sobre esta, que tanto me encanta, desde, quando eu era criança e via os ciganos andando pelas ruas das cidades.
O povo cigano existe!
olá Júlio, me chamo viviane e gostaria de entrar em contato com vc, pois estou fazendo uma pesquisa sobre culturas negadas e preciso de algumas informações.
O povo cigano existe!
Bom-dia, meu nome é Priscila e gostei muito da reportagem, temos que resgatar e mostrar a cultura de nosso povo.
Estou fazendo um trabalho sobre a vida cigana e gostaria de saber se existe acampamento cigano em Guarulhos-SP, estou tendo dificukladade .
Obrigada
Segue meu e-mail
priribeiro_86@hotmail.com
O povo cigano existe!
Infelizmente, só agora ví esta matéria.
Como me dói ver a história dos ciganos contada por não ciganos, porque , infelizmente ainda agem como se não existíssimos.
OMISSOS E OMITIDOS NA HISTORIOGRAFIA, OS CIGANOS!!!
OLÁ SOU RODRIGO GEVEGIR, CIGANO DO CLÃ DOS KALONS PORTUGUESES, SOU HISTORIADOR E PRESERVADOR DE NOSSA CULTURA JUNTO A KALDERACHITZA JORDANA ARISTICTH, GOSTARIA DE PODER NOS CONTACTAR PARA ASSUNTOS DE NOSSO INTERESSE, OBRIGADO.
E SOBRE O ROM QUE DIZ QUE FICA TRISTE DE VER NOSSA HISTÓRIA SOMENTE CONTADA POR NÃO CIGANOS (GADJÉS), ISTO É PORQUE POUCOS CIGANOS SE INTERESSAM REALMENTE EM CONTAR A VERACIDADE, LEMBREMOS QUE A HISTORIOGRAFIA TRABALHA COM FONTES DOCUMENTAIS, PRIMÁRIAS E SECUNDARIAS, DAÍ A NECESSIDADE DA PESQUISA E CRÍTICA RESOLUTA DA HISTORIOGRAFIA, E PRINCIPALMENTE DA HISTÓRIA ORAL COMO É O CASO DA HISTORIA CIGANA, DAÍ A NECESSIDADE DE MAIS INTENSAMENTE UM TRABALHO DICIPLINAR, LEMBREMOS O QUE PODEMOS FAZER SOBRE A HISTÓRIA CIGANA SÃO ENSAIOS, NINGUÉM PODE DIZER QUE ESCREVEU A HISTÓRIA CIGANA SERIA IMPOSSÍVEL PELA FALTA DE FONTES PARA PESQUISA, SOMENTE MEROS ENSAIOS. LER “OMISSOS E OMITIDOS NA HISTORIOGRAFIA” RODRIGO GEVEGIR.
O povo cigano existe!
Olá!
Estou fazendo um trabalho da faculdade e gostaria de saber onde posso ter contato com ciganos aqui em São Paulo – capital.
O povo cigano existe!
ciganos de portugal, tenham cuidado com os de extrema direita, pois eles andam armados, e andam a se incitarem uns aos outros, a fazerem mal aos ciganos. eu por curiosidade fui ao forum nacional, e li cada mensagem racista contra os ciganos, que me deixou revoltada, eles desejam vos ver a todos mortos, e vos expulsar do pais, pois dizem que vcs não tem patria.
o site é http://www.forumnacional.net, eu amo mto a raça cigana, estou casada com um cigano, e sou mto feliz, pois me considero uma cigana, e mensagens destas racistas fervem o meu sangue.
O povo cigano existe!
Fico feliz por ver uma matéria sobre o povo cigano. Sou esposa de um cigano na região da Bahia e a sua cultura é totalmente diferente da dos ciganos que vejo em matérias de jornais e filmes. sua musica é totalmente diferente e não tem religião definida, não conhecem a sua origem e sua história e não vivem mais em acampamentos, vivem em bando sim porém em casas e são fazendeiros(adoram animais) não existe um lider entre eles, manda o que tem mais dinheiro. as roupas das mulheres são diferentes das que vejo em fotos, são vestidos compostos e elas não podem em festa dançar com homens que não sejam seus maridos, casa-se com primos ou parentes próximos, ainda existe casamento arranjado. são pessoas generosas e cativantes.
O povo cigano existe!
GOSTARIA QUE TIVESSEM UM BLOGUE DO POVO CIGANO ,A SIM AS PESSOAS NAO FICARIAM,PERDIDAS,O POVO EXISTE .
O povo cigano existe!
Bom dia.
Espero que vc consiga maiores informações sobre este povo tão querido, afinal tenho comigo a impressão de ser uma decendente de cigano por parte da minha avó.
Porque minha mãe me disse que haviam ciganos aqui em Espigão do Oeste qdo eu era pequena.
Caso eu descubra algo mais lhe informarei .
Atenciosamente
Simone
O povo cigano existe!
sou marcelo dias e sou membro da tenda Ida orabi gostaria de acresentar que o povo ciganos se deve respeito como uma religiao idependente das afro brasileiras pois seus rituais sao completamente difedentes das demais sem nem um precoseitos das demais religioes mais apenas para deixa claro que devemos ter nosso espasso reservado.E fazer nosso trabalho que e comum como todas as religioes que e sela pela paz…
O povo cigano existe!
Sou descendente de mouros e bisneta de cigano que teve que fugir da espanha (galícia) para o Brasil. Lutou por sua sobrevivência e conseguiu uma boa posição na sociedade, mas precisou para isso abafar suas origens, como muitos outros ciganos que fizeram a história deste País e a maioria das respeitáveis famílias que se mantiveram intactas. Casou-se, e seus filhos pouco tiveram de vivência de sua cultura. Seus netos, também, mas, em quase todos os seus decendentes são percebidas fortes características, como se o sangue cigano pulsasse por suas veias, a visão não correspondesse apenas ao que os olhos vêem, e a vida precisasse de algo mais, que faça jus a tanta beleza. Pois eu já nasci sem essa dúvida e vejo claramente que a busca da família é justamente a de suas origens. Quando ainda pequena dançava por todos os motivos, meu avô dizia: Essa é ciganinha, mesmo!!! Mas eu o perdi muito cedo. Cresci, sempre com um grande pesar por estar longe de algo importante, e acalmei minha alma ao descobrir (de longe, infelizmente) o povo cigano, do qual eu me considero integrante, e amo da forma mais pura. O Povo cigano existe na alma de cada um de seus descendentes, mesmo aqueles que, vitimados pelas atrocidades cometidas ao longo da história mundial, vagam sem rumo, com a família destruída, mas orgulhosos do que são e de suas origens. Será que esses “ciganos” também não sofrem preconceito entre os seus? Será que não têm direito de conhecer mais a fundo e viver de acordo com sua alma? As tradições vêm da palavra, de pai para filho… e quem não é cigano fica de fora. Quem não tem um “pai”, também fica de fora… para sempre…? O Povo Cigano é muito maior do que imagina, e seus contos deveriam ser compartilhados para uma verdadeira união cigana no Brasil e ao redor do mundo. Que Santa Sara abençoe a todos, neste seu dia 24 de maio de 2009!!!
O povo cigano existe!
ola boa noite ,me chamo sara na roda de ciganos ,mas sou mulata ,brasileira e graças a santa sa kali em sua festa de 24 de maio de 2009, conheci ou recebi dela um amor em minha vida. AMO DE PAIXAO TODO O POVO CIGANO E ATRAVEZ DELES SOU INTERAMENTE FELIZ E COMPREENDIDA < QUE MARAVILHA < BEIJOS A TODOS>
O povo cigano existe!
OI, tenho uma historia parecida com a sua, porém não estou tendo sucesso. se voce pude me adicionar pra gente conversar, meu flormenina_09@hotmail.com. Obrigado. Não sou cigana, mas minha paixão é um cigano…….
O povo cigano existe!
Olá….tenho o maior amor por esta nação, minha mãe dizia que minha avó era, mas não sei, pois ela veio foragida da segunda guerra mundial para o Brasil! Até tenho alguns traços semelhantes, mas….Eu amo, venero e respeito esta nação, não sei se sou cigano de sangue, mas de coração e alma tenho a plena certeza!
O povo cigano existe!
Olá, sou neto de cigano por parte de meu avô . No final da década de 70 três vezes por ano os ciganos ” arranchavam ” Ao lado do casarão do meu avô e usavam o nosso pasto para os animais , após um ou dois meses, eles iam embora por volta das três horas da madrugada. Bem o único que sabia o dia e o horário da partida era eu, tinha dois amigos , queridos amigos da infância, eram eles: Tapuia e Lê lê.(um de sete e outro de nove anos e eu também de nove),eles que me ensinaram o valor de ser um amigo verdadeiro, hoje estou com 39 anos e não me esqueci nem deles e nem dos valores que me ensinaram num tempo que se foi. Meus pais e ninguém poderia saber o dia da partida , eles confiavam em mim e contavam sobre esta data tão singular que era o dia da viagem .Estou a mais de trinta anos percorrendo os caminhos, parei .estou só sem comunidade pertencente. preciso me comunicar com comunidades ciganas. como fazer? Ave os caminhos e as nações ciganas . Gilson.
O povo cigano existe!
Quanto orgulho desse povo feliz, mágico porque é presenteado por Deus e todos os elementos da natureza!
Façamos com que se cumpra sim a Constituição, por isso me dediquei tanto aos estudos Comunicadora, concluinte de Ciências Juridicas e Especialista em D.H. unamos forças para real efetivação de nossos Direitos. Salve nossos antepassados e nosso Povo Gitano – Guerreiros.
O povo cigano existe!
Todos as pessoas são lindas. Basta olhar com os olhos puros da “subconciencia”
(abraço forte a todos os BONS)
-Jony B. Good-
O povo cigano existe!
parabens mais um para divulgar a verdade de um povo sofrido e maltratado,onde muitas vezes são chamados de ladrões do q é uma grande mentira um povo q adora ouro e faz questão dew mostrar não tem nescessidade de roubar, o q existe realmente é um preconceito escondidos de baixo do carater de alguns brasileiros.
acho q vc deve continuar a sua luta eu sei que vaio conseguir, tem q realmente mostrar a verdadeira historia dos rons e calons.
opacha.
sou cigana
os ciganos teem fama de ladrao,porem es uma grande mentira,procurem algum cigano na prisao que ninguem encontra
cigano eh um povo sofrido e sem oportunidades,por isso arrumam diferentes formas de trabalho,e mesmo sem estudo superior os ciganos sao ABENCOADOS,pois na casa ou tenda de todos eles,teem muita fartura…amoo ser cigana tenho muito orgulho da minha tradicao…
O povo cigano existe!
sim existe e com tinuaras existindo. a cultura de nos gitanos e grandicima.abracos a todos que nos queren bem.
O povo cigano existe!
Olá pessoal,
Li os comentários por cima, mas percebi que as pessoas interessadas pelo tema têm uma carência de bibliografia.
Sou mestranda em Ciências Sociais pela Unesp, e minha pesquisa se intitula CLÃS CIGANOS: Diferentes formas de alteridade e resistência no Estado de São Paulo.
também sofri no começo com a falta de bibliografia, se alguém tiver interesse, tenho um blog que fala sobre alguns livros, linasibar.blogspot.com
e também me ponho a disposição de ajudá-los por email: linasibar@yahoo.com.br
A troca de informações e ideias é muito importante!
Abraços
Lina Sibar
O povo cigano existe!
Boa tarde, sou estudante de Ciências Sociais na UFPE, em Recife e estou montando meu projeto de pesquisa sobre ciganos em PE. Gostaria de saber se alguém pode me indicar uma bibliogafia básica ou algum contato aqui em Pernambuco. Fico grata, desde já
meu email: flagct@gmail.com
O povo cigano existe!
olá, estou procurando por um parente … seu nome, Eduardo Grego Petrovisk, morou em sorocaba por volta dos anos 1965 e 1971. Se alguém já ouviu falar desse nome me responda.
obrigada,